Publicidade na voz do povo

Um meio eficaz e econômico de promover serviços e produtos

Paula Corrêa

Ao pensar em publicidade listam-se algumas ações necessárias para o seu sucesso. As campanhas publicitárias, por exemplo, se tornaram essenciais para o mundo dos negócios, com a tecnologia disponível no mercado, a dinâmica e diversidade fazem parte dessas “composições artísticas”. É importante destacar que além das propagandas que são mais conhecidas e vistas pela sociedade, a propaganda “boca – a – boca” é utilizada em pequenos negócios e empresas tendo grande êxito.


Antes da era do rádio e da TV, os comerciantes utilizavam as relações pessoais como meio de propagar seus serviços e produtos. As relações de amizade levavam a uma credibilidade no mercado, e por conseqüência uma identificação dos consumidores com os produtos e serviços oferecidos.


O Marketing de Rede pôde se desenvolver dessa maneira. Hoje, com a escassez de empregos disponíveis, cada vez mais pessoas procuram ter seus próprios negócios. Não depender de alguém, não ser empregado, funcionário, ou até mesmo ter uma micro-empresa, torna-se o objetivo e uma solução para melhores condições de vida para algumas pessoas.


A projeção que esse tipo de marketing tem tido, é resultado de uma busca. Novas técnicas vêm sendo aprimoradas, dando oportunidade para novos empresários terem seus próprios negócios.


No livro de Malcolm Gladwell, “O ponto de Desequilíbrio”, com o sub-tema: “Pequenas coisas fazem uma grande diferença.” O autor coloca em questão o porquê de algumas idéias e produtos propagarem-se com tanta agilidade e facilidade e outros não. E assim ele desenvolve pensamentos sobre os relacionamentos cotidianos, e como que eles podem influenciar a vida uns dos outros.


Ao relacionar um grupo de amigos é possível identificar pessoas comuns em ambos os relacionamentos e o grau de amizade existente. Ao propagar idéias e informações, os “famosos” contatos são acionados. Quem não conhece alguém que já foi empregado por meio dessas pessoas em comum? Essas pessoas para o autor tornam-se peça chave para um bom desenvolvimento profissional, ou seja, fazem parte do Marketing de Rede.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: