MESMO COM POUCO TEMPO, LER É FUNDAMENTAL

Cíntia Cândido

 

Vivemos uma realidade em que tempo é dinheiro, e o importante é conseguir fazer o máximo de coisas em um mínimo espaço de tempo. E onde boa parte dos brasileiros alega não ter tempo nem para fazer o que é dever, quanto mais o que é prazer. E é exatamente por isso que o hábito da leitura já deixou de ser um hábito há muito tempo.

Mesmo sendo prazer para uns e dever para outros, o hábito de ler já não está mais tão presente na rotina de muitos brasileiros. Essa rotina corrida, fruto da “tal globalização” que tanto se comenta, acaba fazendo com se deixe sempre para amanhã a leitura daquele livro que falaram que é ótimo.

 

Parece mesmo um complô para nos fazer ler menos, tendo sempre como justificativa tornar nossas vidas mais práticas. São os jornais que estão cada vez menores e mais ilustrados, as revistas semanais que ganham mais força, pois é muito mais fácil ler uma edição que resuma tudo de importante que aconteceu durante a semana do que ler os jornais todos os dias. Afinal quem tem tempo para isso? Até mesmo os livros estão virando CDs, até a Bíblia já virou CD.

 

Mas a questão é até que ponto ler é uma perda de tempo? Será que ao ler um bom livro estamos realmente perdendo preciosos minutos de nossas vidas? Ou estamos ganhando em conhecimento, cultura, e um prazer inigualável de adentrar em uma outra realidade que só um bom livro proporciona?

 

É através da leitura, da informação e da instrução que podemos nos tornar seres humanos melhores. Seres questionadores e com argumentos suficientes para mostrar para as próximas gerações, pois a atual talvez não acredite mais, que o hábito da leitura ainda é e deverá sempre ser muito importante. Mesmo com pouco tempo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: