As variações lingüísticas na internet

Nathalia Costa de Souza e Rodrigo F Ribeiro

A internet é um dos maiores meios de comunicação e acabou adquirindo uma linguagem “própria”, através do uso de abreviaturas, pois não é estranho vc, ops!! você encontrar várias palavras abreviadas na rede como : blz(beleza) Kd(cadê) entre outras.

Outra característica típica de internet é escrever propositalmente errado, como: naum (não) ou kria (queria). Nesses casos é bom lembrar que esse tipo de linguagem só deve ser usado em bate-papo e em conversas informais. É preciso entender que o modo de falar correto é o que está de acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira, porém não é a linguagem da internet não está “errada”, pois é um meio de comunicação de um povo, e que é válido a partir do momento em que a mensagem é transmitida e entendida lingüisticamente.

Este vocabulário já quebrou todas as regras da gramática normativa, mas na verdade, a linguagem muda a cada dia, novas palavras surgem, algumas se modificam ou somem, e as gírias se renovam. E contrariando o que muitas pessoas pensam, estrangeirismos e gírias servem para percebermos que estamos em um mundo globalizado, em que cada vez mais se tenta aproximar as nações através da comunicação, e nada melhor que uma linguagem que “todos” saibam e tenham acesso, sem distinção entre raça, idade, grupo social ou região
A linguagem da internet  não deve ser vistas como um erro, e sim como uma forma de perceber que o nosso país esta evoluindo com o passar dos anos e do que ele é capaz de nos fornecer de novidade no âmbito da língua.

O meio digital vem evoluindo muito rapidamente e os recursos que os conteúdos veiculados nesse ambiente apresentam seguem o mesmo ritmo, modificando-se constantemente. É perceptível uma tendência que vem se intensificando gradativamente, a valorização da ação do usuário, e a interatividade é a característica hipermidiática que garante a autonomia e a intervenção direta do sujeito no computador. Essa tal liberdade que gera, em determinados momentos, uma preocupação com a língua tanto falada como a escrita, pois tudo que é feito várias vezes em um período de tempo, com o passar dele, se torna um costume. Costume esse que traz consigo pontos positivos e negativos para a língua portuguesa, em geral.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: