ADAPTAÇÕES: UM BEM NECESSÁRIO

Jonas Pegorim e Daniel Boechat

Internet é sinônimo de conhecimento aonde encontramos de “tudo”, imagens, programas, músicas, jornais e textos. Mas como botar um jornal ou um texto inteiro na internet, sem que não nos desanime a ler, pois como todos nós sabemos, é preciso algo que chame muito a atenção, para que o desânimo não tome conta de nós, a ponto de não agüentar ler nenhuma linha. É daí que vem a salvação, as adaptações. Como é de conhecimento geral, o processo de leitura na internet é diferente do processo de leitura na página. Então como primeiro passo é necessário estruturar os títulos das páginas que teremos, para que possam chamar e prender a atenção do público. A partir desta estruturação , faz-se o texto que será inserido em cada uma das páginas.

É indevido exagerar na quantidade de texto em cada página. Temos que ser concisos, pois o tempo médio de permanência dos textos nos jornais e revistas eletrônicos, não passa de quatro minutos. Temos que utilizar chamadas interessantes para os textos, imagens que ilustram bem o que quer ser passado, e já nas primeiras frases apresentar os pontos principais, de forma que o “internauta” continue lendo. É necessário inserir fontes de uso comum nos sistemas operacionais, como Times New Roman, arial, verdana entre outras.

Além disso são as mais tradicionais tanto em internet como na maioria dos programas de edição de texto (Pacote Office, Page Maker e InDesign), o que não trará problemas na leitura do mesmo, já que são reconhecidas em qualquer computador. São simples, sem muitos detalhes rebuscados e não exigem resolução alta para que se consiga uma boa legibilidade. Todo site, tem que ser de fácil navegação, sem muitos cliques , para conseguir o texto ou produto procurado.

Após redigir o texto é necessário atentar para a revisão textual, textos corretos e coerentes. É muito comum encontrar textos na internet com um português sofrível, o que fragiliza e tira muito a credibilidade, como fonte de pesquisa, fazendo com que o leitor tenha dúvida sobre a veracidade do conteúdo apresentado.

Com isso tudo realizado, só resta ter feito um bom trabalho, que será sinalizado pelo número de acessos e o tempo de permanência de cada usuário no site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: