Cultura da leitura variada

 

Débora Carolina

 

 

Por que é importante ter uma leitura variada, como crônicas, histórias, literatura, artigos em jornais ou bibliografias? A leitura amplia de uma maneira geral o conhecimento, faz a imaginação fluir, trabalhar o que já se sabe. É essencial estar sempre atualizado, tendo o hábito não só freqüente como diário da leitura, assim, tornando os jovens leitores futuros formadores de opinião no âmbito em que vivemos.

 

Quando criança, ainda existe a motivação dos professores na escola, “forçando-os” a conhecer contos e obras de importantes escritores. Porém, quando jovens, parece que obras no papel não têm valor, o hábito de ler no dia-a-dia torna-se escasso, devido à falta de gosto pela leitura. Outras pessoas acham o preço de livros, jornais e revistas com muito alto, com isso, deixam de lado o importante hábito de ler.

 

Jovens lendo ao ar livre

 

 

A ausência da leitura bloqueia e acaba excluindo pessoas de novos acontecimentos. Além de atrapalhar a interpretação e na imaginação que é necessária quando lemos algum romance, poema, conto, crônica ou até mesmo um artigo político num jornal, e sempre o autor, poeta ou escritor consegue fazer com que todos mergulhem em que está lendo.

 

Através da leitura, trabalha-se o pensamento de outras pessoas, verificam-se os valores, as dúvidas, conhecendo melhor a si próprio e ainda comparam-se experiências com os demais ao nosso redor, como sentimentos semelhantes, interesses pessoais e até mesmo diferenças do ser humano, fazem pensar, ajuda a sonhar.

 

 

 

 

O hábito de ler estimula e desenvolve a capacidade de escrever. Não há nada melhor que a leitura regular de um livro, seja de literatura, contos ou bibliografias, também podendo ser semanal de uma revista ou até mesmo diária de um artigo jornalístico. Assim é absorvido de uma forma natural o conhecimento necessário que só a leitura nos traz.

 

Portanto, é importante desenvolver a cultura da leitura, seja em adultos ou crianças, independente da classe social ou do sexo, para que não tende a crescer a “crise do texto” no qual já estamos passando. O esforço vale à pena, pois escritores em geral podem proporcionar-nos inúmeras aventuras, momentos que nunca poderíamos ter passado, ou até mesmo novos conhecimentos que ficam em nossas memórias por toda a vida.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: