A História da Bossa Nova

O inicio de tudo

Rodrigo Felipe Ribeiro e Natalia Souza

Quando se fala em Bossa Nova, não se pode deixar de citar Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Nara Leão, Ronaldo Bôscoli, Baden Powell, entre outros. Foi uma geração de jovens que acreditavam em levar a música para todos os lugares do mundo.

Composta por compositores, instrumentistas e cantores intelectualizados, a Bossa Nova surgiu na década de 50, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Foi uma junção da alegria do ritmo brasileiro às sofisticadas harmonias do jazz americano. Eram jovens compositores, músicos que estavam em busca de um novo estilo musical que combinasse mais com seu modo de viver e gosto musical.

Não é possível dizer quando exatamente a Bossa Nova começou. Contudo, em 1958, Elizabeth Cardoso lançou o disco “Canção do Amor Demais”, no qual interpretou grandes clássicos da música brasileira, como Tom e Vinícius disco “Chega de Saudades” e de João Gilberto com Bim-bom” que surpreendeu muita gente com a nova batida de violão. Experiências empreendidas não só por João, mas por toda a turma que se encontrava nas famosas reuniões na casa de Nara Leão.

Nos anos 50 o Rio de Janeiro passava por um grande desenvolvimento artístico, como poucas vezes se viu na história da cultura nacional. O Brasil vivia então um período de crescimento econômico que acabou se refletindo em todas as áreas. Em 1956, Juscelino Kubitschek tomou posse na Presidência da República com o slogan desenvolvimentista “50 anos em 5”. Não é à toa que os anos 50 são conhecidos como os “anos dourados”. Em 1959, João Gilberto lançou seu do primeiro LP, também chamado “Chega de Saudade” , daí a Bossa Nova rapidamente conquistou o Brasil e o mundo.

João Gilberto

Nascido na Bahia, este músico que teve seu primeiro violão aos 14 anos, foi um dos criadores deste estilo musical junto com Tom Jobim, pianista estudioso da música clássica e compositor, e um grupo de estudantes universitários de classe média, também músicos. Juntos, em 1950 no Rio de Janeiro, deram início a este fenômeno conhecido com Bossa Nova.

Atualmente os shows de João Gilberto geram filas homéricas. Em 2008, em sua turnê pelo Brasil, no Rio de Janeiro, todos os ingressos postos à venda foram vendidos em aproximadamente uma hora. João Gilberto como personalidade tem, há muito, a reputação de excêntrico, recluso e perfeccionista, continua a fazer raras apresentações, com enorme sucesso no Brasil e no exterior.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: