Quem foi destaque na Bossa

Cíntia Cândido

No ano em que a Bossa Nova completa 50 anos, tão importante quanto falar de sua história de sucesso, é falar de quem transformou essa história em sucesso.

O movimento que nasceu através de reuniões informais em locais como o apartamento de Nara Leão, onde um grupo de amigos se encontrava para ouvir e fazer música teve como grande precursor o cantor João Gilberto que imortalizou a Bossa com canções como “Chega de saudade”.

Quando falamos em Bossa nova, além de João Gilberto, não podemos deixar de citar grandes nomes como Tom Jobim, Vinícius de Morais, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Nara Leão, Toquinho, Luiz Bonfá, João Boscoli dentre outros.

Tais artistas fizeram da “nossa” Bossa Nova um fenômeno nacional e internacional e que até hoje são lembrados por músicas como: “O barquinho”, “Samba do avião”, “Desafinado”, “Garota de Ipanema”, “Se todos fossem iguais a você” e “Corcovado”.

Para comemorar essa data o jornal Folha de São Paulo lançou dia 10/08, “Folha 50 anos de Bossa” uma coleção composta por 20 livros-CDs que trazem a história e a música dos grandes nomes da Bossa Nova e estão sendo vendidos a cada domingo até 14 de dezembro em bancas de jornal por R$ 12,90.

Está é uma ótima e barata oportunidade para se conhecer um pouco da obra dos artistas que marcaram época com o movimento cultural que a principio era simplesmente um jeito novo de se tocar samba, mas que acabou se tornando um dos gêneros musicais brasileiros mais divulgados e apreciados em todo o mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: