”Arte“ na leitura


Natalie Caveari e Pedro Futuro

Muitas pessoas acreditam que uma imagem fala mais do que mil palavras. A “crise do texto” como assim é chamada, vem aumentando e nada é feito para instruir a população a mudar. Atualmente, vivemos para o trabalho e o tempo é o mais valioso objeto comercial. Ler cansa, dá trabalho, custa tempo e tempo é dinheiro. É por esse motivo que determinadas imagens proporcionem informação, bem-estar, animação, etc. As pessoas estão perdendo o costume de ler, o que é pior, estão transmitindo para as crianças, seus novos costumes.

O texto é um dos meios mais antigos de comunicação não-verbal. Saímos das imagens e entramos nas escritas, mas hoje estamos regredindo, tentando economizar tempo. Grande parte da massa cultural se aliena, se acomoda e acha que isso é ganhar tempo, quando na verdade estão apenas perdendo.

Gisele Bündchen na propaganda das sandálias Ipanema

O texto sozinho diz muito, a imagem não. Um foi criado a partir do outro, mas na verdade, um é complemento do outro. Achar que uma simples imagem pode transmitir informação, cultura e conhecimento é ilusão. Ler é necessário, a mídia impressa é importante para a publicidade e jornalismo, porém, não podemos deixar que ela substitua os hábitos de leitura, mas sim que ela apenas complemente o que a imagem já tentou dizer.

Podemos citar a publicidade ao lado. A imagem do produto e a modelo já explica o que o anúncio quer vender, mas não podemos deixar de lado o texto que completa publicidade, dando o significado final.

 

Fica claro que imagem e texto são coisas diferentes e que apenas se completam. Deixar de ler para apenas observar é deixar de saber para apenas conhecer.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: